ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

domingo, 17 de abril de 2016

Fotos de Nísia Floresta


Caros leitores, algumas pessoas me pedem para entrar em contato com sites que mostram, de maneira equivocada, os retratos da intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta. Normalmente as imagens encontradas são de uma outra pessoa. Isso compromete uma monografia, um TCC ou um trabalho escolar ou de divulgação, pois não se deve copiar o primeiro retrato que aparece. Uma pessoa séria costuma pesquisar muito para checar se a imagem e se o texto são realmente pertinentes.
 

Há poucos anos foi lançado um documentário polêmico sobre Nísia Floresta, pois a "fotografia" que mostraram era de Isabel Gondim, e não de Nísia Floresta. Por ironia, essa personagem foi uma inimiga gratuita que apareceu na história de Nísia Floresta e passou a vida a denegri-la. Como pesquiso Nísia Floresta há mais de vinte anos, o jornalista me procurou para uma reportagem, pois o vídeo foi disponibilizado para todas as escolas de Natal. E não era interessante um equívoco tão tosco, haja vista que, por se tratar de algo que iria para as escolas com a finalidade de se educar, não pegaria bem repassar aos alunos uma imagem errada. Ademais, todo pesquisador sabe que a internet, como diz o poeta Bob Mota, "é igual a Serra Pelada; tem que cavar muito para se tirar uma pequena pepita". Em outras palavras: precisamos checar e comparar as imagens, as fotografias, os textos e as opiniões para não cometermos amadorismos, sempre com a ajuda de pessoas versadas no assunto. Na época, a autora não gostou e entrou na Justiça, a qual, inacreditavelmente, deu ganho de causa a ela sem nunca ter ouvido as partes contrárias. Quem quer que seja que publicou algo sobre o dito documentário teve que retirá-lo. Houve muita polêmica, pois questionaram o fator liberdade de expressão, haja vista também os gastos com o dinheiro público e aquela questão de ser quase impossível recolher o vídeo errado. Há, inclusive, pessoas que ainda mostram esse vídeo - pasmem! - em palestras. A Tribuna do Norte não admitiu retirá-lo da internet. O link da reportagem é esse:
 
Mas, voltando ao assunto, na realidade, escolhi o título "Fotos de Nísia Floresta" porque é a palavra-chave que as pessoas digitam no google quando precisam de uma imagem de Nísia Floresta, mas é bom lembrar que Nísia Floresta nunca foi fotografada, e, sim, retratada. Em sua época não existiam fotógrafos, mas retratistas, portanto não podemos buscar por fotografias de Nísia Floresta, mas por retratos de Nísia Floresta. Ou pinturas e desenhos (nesse caso, mais atuais - coisa recente). 
 
Há sites que mostram imagens erradas de Nísia Floresta. Ao mesmo tempo outros mostram a imagem correta, mas isso confunde quando o pesquisador é apressado ou descuidado. Ou confia o seu papel a terceiros. Diante disso, postarei, abaixo, os retratos, as pinturas, os desenhos e até uma esfinge realmente de Nísia Floresta, assim você nunca errará.Se ligue para não cometer gafes...
FONTE: HISTÓRIA DE NÍSIA FLORESTA - 1941 - ED. PONGETTI - ADAUTO DA CÂMARA (ACIMA)
FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - PINTURA DE BALTHAZAR CÂMARA  (ACIMA)




 













ESCOLA DOMÉSTICA DE NATAL



O autor deste blog, ao lado do busto de Nísia Floresta, mandado fazer pelo mesmo em 1997 - O retrato, acima, é da referida escritora







Um comentário: