ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011


ALMA PERTURBADA
Um filme de terror
Você já viu alguém publicar um documentário de cunho educativo - e distribuí-lo às escolas - sem conhecer a foto da personagem que está retratando? E ao invés do personagem em questão colocar outro? Esse fenômeno ocorreu erm Natal-RN.
Trata-se de um vídeo-documentário sobre Nísia Floresta, CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO que também está sendo distribuído às escolas alguns município.
 
FOTO CENSURADA

Capa do Vídeo-documentário


A foto acima é de Isabel Gondim, mas é mostrada no documentário como sendo Nísia Floresta, a qual está abaixo -  CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO à História e à mémória de Nísia Floresta


Um dos retratos reais de Nísia Floresta

Veja que ironia, justamente uma inimiga gratuita que apareceu na vida de Nísia Floresta e que jamais ambas se conheceram.
Isabel Gondim nasceu vinte e nove anos após Nísia Floresta, mas, curiosamente - por razões claramente pessoais - Isabel dedicou grande parte da sua vida a denegrir e caluniar sua patrícia. Ela é autora de uma portentosa carta (que você pode ler logo abaixo), na qual faz acusações das mais absurdas e infundadas contra a conterrânea. 
Não é difícil perceber que a ojeriza que ela sentia por Nísia Floresta teve sua gênese numa inveja ferrenha, até porque não dá para entender tamanho ódio, a ponto de escrever um documento de inúmeras páginas, e ter o trabalho de peregrinar os eventos alusivos a Nísia Floresta para entregar tais cópias - como se quisesse desmentir todas as homenagens atribuídas a Nísia Floresta.
Tal carta, escrita em 1884 pode não ter chegado ao conhecimento de Nísia Floresta, a qual morreu um ano depois, aos 74 anos, mas representa um documento que deu origem a uma cultura que vigora até a atualidade, pois ainda é grande o número de pessoas que veem Nísia Floresta sob o véu de calúnias colocado por Isabel.
Passados 127 anos de sua publicação e de sua deplorável repercussão, novamente o espírito de Isabel Gondim reaparece para ilustrar um dos trabalhos mais absurdos que já vi em toda a minha vida: o CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO.
 CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO.
 CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO.
CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO.
A CENSURADO diz que Opúsculo Humanitário foi escrito sob influência positivista, o que não é verdade - até porque Comte a via como metafísica demais, inclusive ele escreveu sobre isso.
O que se percebe é que CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO.
Mas o mais grave, e que praticamente anula a intenção da autora, foi o que CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO.
CENSURADO CENSURADO CENSURADO, ao final, um retrato conhecidíssimo de Isabel Gondim, personagem não presente na narração - CENSURADO CENSURADO CENSURADO e, pior, coloca sob o retrato a legenda “NÍSIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTA”.
Para um ser que viveu num ambiente de tanto conflito e calúnia, - como Nísia Floresta - e que no final da vida recebeu um presente de grego, ou seja, a maldita carta, ser mostrada para as crianças potiguares, em pleno século XXI, com o rosto de Isabel Gondim é um verdadeiro desrespeito à memória da outra conterrânea.
Recolher o vídeo soa como a velha história do travesseiro de penas rasgado num penhasco. A coisa já está feita. Agora é tarde.
Remendá-lo poderia ser a mesma coisa.
Resta-nos lastimar por percebermos o que CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO. O referido vídeo-documentário CENSURADO CENSURADO CENSURADO a memória da intelectual Nísia Floresta.
Sem sentimentalismo: Quem gostaria de ver a sua história sendo contada e no final se mostrar a cara de um (a) inimigo (a) gratuito (a)?
Isabel Gondim não teve motivo algum para ter deixado para a História um documento tão tosco. Ela sequer a conheceu.
Como ficaria a homenageada, acaso fosse possível, ver o seu rosto sendo mostrado como alguém que passou a vida inteira chamando-a de puta? 
Ora,  CENSURADO CENSURADO CENSURADO a História do Rio Grande do Norte. Restou CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO.
A Prefeitura Municipal de Natal, que com certeza, teve gastos consideráveis com o patrocínio de tal trabalho, por deixar de buscar pessoas versadas no assunto, CENSURADO CENSURADO CENSURADO. A equipe responsável pela solicitação deste trabalho CENSURADO CENSURADO CENSURADO. Nem tanto o CENSURADO CENSURADO CENSURADO, mas o o currículo CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADOCENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO CENSURADO e o próprio contexto de pesquisador.
Pelo que se vê o espírito de Isabel Gondim continua em ação. Quando é que a alma de Nísia Floresta realmente descansará em paz? LUIS CARLOS FREIRE 

Um comentário:

  1. Caro Prof. Luiz Carlos Freire, chamou-me tanto a atenção o grave erro perpetrado pelo documentário, que resolvi começar a estudar mais a biografia e, depois, os escritos de Nísia Floresta. Na sua intervenção junto a Tribuna do Norte (Postado no Nísia digital)o Sr. destacou um aspecto até então desconhecido para mim: a dimensão religiosa de Nísia Floresta. Ao começar a leitura de "História de Nísia Floresta" de Adauto da Câmara" já vi várias marcas de sua religiosidade, inclusive uma visita ao glorioso Papa Pio IX (p.31). Será uma aventura conhecer melhor esta "Ilustre desconhecida". Grato por nos ajudar a superar os equívocos históricos sobre Nisia Floresta.
    Pe. José Lenilson

    ResponderExcluir